sábado, 9 de julho de 2011

O GRANDE ARTESÃO IVAN RIBEIRO

Vamos falar um pouco de Ivan Ribeiro, artesão que iniciou as atividades em 1988 com a fabricação de times em Paladon (resina acrílica polimerizante) que já atendeu 80% dos estados brasileiros, dedicando-se 8 horas por dia em seus trabalhos feitos artesanalmente usando torno mecânico para corte de ângulos, desgastes, decoração, o designer, lapidação, tudo feito artesanalmente. Confeccionando botões das seguintes regras: Baiana (cavado e liso), 12 toques, 3 toques, regra gaúcha, regra miguelense, regra pernambucana e dadinho.
Contatos para quem estiver interessado na confecção de botões das regras acima citadas pelos telefones 053-84496665, 053-99678644 ou 053-32013793.

Em 2001 ao visitar o site de Ivan Ribeiro, http://geocities.com/ivan_ribeiro/, hoje não mais existente o qual possuía 181 exemplos de camisas e escudos de times brasileiros todos no material paladon e que não conhecia até aquela data.
Inicialmente o Sr.Ivan Ribeiro me ofereceu o time do River Plate que havia produzido a pouco tempo, resolvi aceitar como curiosidade pelo trabalho desse material “paladon”, não me arrependendo do que paguei em relação ao que recebi, ficando maravilhado pelo trabalho e a arte final por se tratar da escalação da imbatível "La Maquina" anos 40 entre outros ídolos de vários anos.
A partir daí passei a ser cliente fiel do Sr. Ivan e respeitando todas as suas opiniões com relação ao trabalho final, sabendo que receberia o melhor material possível.

Como Atleticano fervoroso como sou é claro que solicitei o meu time de coração, o trabalho final apresentado ficou fantástico com os uniformes 1 e 2 do glorioso.



Após receber as camisas 1 e 2 do Atlético tive a idéia de colecionar todas as camisa de marcas esportivas e patrocinadores que passaram por todos os anos pelo clube.

Assim os pedidos avulsos com uniforme listrado do Atlético com as seguintes descrições e números:
- Penalty Tenda 23, Umbro Coca-Cola 25, Penalty TAM 26, Penalty Credireal 27, Penalty Fiat Brava 28, Rainha sem propaganda 29, Adidas sem propaganda 30, Dell’erba sem propaganda 31, Penalty GALO 32, Penalty Novo Siena 33.


Ficando assim com 3 times do Clube Atlético Mineiro e Club Atlético River Plate, cada time melhor que o outro e com todos os detalhes de inclinação para os atacantes e angulo reto para os defensores de criação livre do mestre artesão Ivan Ribeiro.

Depois dos trabalhos recebidos iniciei as negociações da criação das peças para o QUATRO LUAS Futebol de Mesa, enviando para ele os modelos de bandeira e escudo que havia criado. O modelo das camisas foi totalmente do Sr. Ivan Ribeiro, trabalho este ficando fantástico no final, time completo (2 a 11) e reservas disponíveis (13, 15, 17, 19 e 20).



Como notei que era bastante incentivador da regra gaúcha, me enviou também o goleiro nas medidas desta regra, apesar de simples o material usado paladon, apresenta outra visão no resultado final.
Novamente, sem palavras em elogios do grande artesão.
A partir desta entrega já estava realizado com a criação do meu time na modalidade de bola de feltro.
Após esta última encomenda o Sr. Ivan Ribeiro enviou também alguns modelos com o escudo do time e também em paladon na cor amarela, também excelente a peça enviada.

Então aconteceu alguns problemas particulares que me obrigaram a afastar de todas as minhas atividades esportivas, retornando anos depois mas sem sucesso em encontrar a página de Ivan Ribeiro, parece que o site Geocities tinha encerrado suas atividades.
   
Um comentário curioso, só mantinha contato com o Sr. Ivan Ribeiro através de ligações telefônicas e somente este ano através do blog do Gothegol conheci o artesão (através de foto), como também pretendendo reiniciar as atividades, talvez revitalizando o nosso clube local, pretendo adquirir novas peças deste grande artesão.

Parabéns ao Artesão Ivan Ribeiro e sucesso por muitos anos, abraços.
 
Fonte:
http://www.futmesabrasil.com/2010/12/entrevista-com-ivan-ribeiro-mestre-na.html
http://gothegol.blogspot.com/2008_05_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário